Laboratório de Ciências – 6º Ano

A Terra tem dois movimentos principais: rotação e translação. A rotação em torno de seu eixo é responsável pelo ciclo dia-noite; já a translação refere-se ao movimento da Terra em sua órbita elíptica em torno do Sol.

A posição mais próxima ao Sol, o perihélio, é atingido aproximadamente em 3 de janeiro e o ponto mais distante, o afélio, em aproximadamente 4 de julho.

As estações são causadas pela inclinação do eixo de rotação da Terra em relação perpendicular ao plano definido pela órbita da Terra (plano da eclíptica). Essa inclinação faz com que a orientação da Terra em relação ao Sol mude continuamente enquanto a Terra gira em torno dele.

O Hemisfério Sul inclina-se para longe do Sol durante o nosso inverno e em direção ao Sol durante o nosso verão. Isso significa que a altura do Sol, o ângulo de elevação do Sol acima do horizonte, em determinada hora do dia, varia no decorrer do ano. Para analisar esses e outros temas, os alunos dos 6ºs anos A e B realizaram uma atividade em laboratório durante a aula de Ciências.

 

 

Fotos